[ Aviso: após uma conversa no grupo de whatsapp do OD, foi apontado que método que usei para desenhar essa mecânica torna ela mais fácil do que a mecânica normal. Vou revisar a regra.]
Essas regras foram feitas ao jogar com minha esposa, completamente iniciante em RPG, pensando na dinâmica da pessoas que joguei percebi uma constante: a administração de recursos como escrita pode ser exaustiva.
O principal ponto de exaustão é a verificação na ficha de cada item que o personagem possui. Iniciantes e pessoas que não gostam disso podem se frustrar com essas regras.
Percebo que essa administração deve ser feita por jogadores, e não pelo mestre. Mas nem sempre os jogadores gostam disso. Para o grupo que não gosta fiz essas regras que envolvem dados de uso.
Para quem não sabe um dado de uso representa uma quantidade de recurso. Quando o recurso é utilizado joga-se um dado e um resultado um ou dois representa a diminuição no dado de uso daquele recurso. Hà um quê de imprevisibilidade nesse sistema mecânico que gosto muito. Afinal, nem toda ração durará o esperado (quem leva marmita no trabalho sabe do que estou falando). Ao Chegar no d4 de uso, a qualquer momento você pode ficar sem, ou seja, há 2 em 4 chances do recurso acabar!
Ferramentas podem quebrar, bugigangas mágicas podem estragar, itens religiosos podem precisar ser repostos pois velas acabam aquela bíblia uma hora pede arrego.
Para tanto o dado de uso parece uma ferramenta dequada, combinando gestão e imprevisibilidade. Um dado baixo mostra uma menor tolerância à imprevisibilidade, portanto é sempre bom repor e renovar seu estoque.
QUAIS RECURSOS SE UTILIZA NUM RPG DE FANTASIA?
Comecei por levantar quais recursos são mais utilizados e que portanto demandam administração constante.
Não inclui dinheiro aqui pois como nos jogos do tipo de Old Dragon o ouro representa mais do que moedas, mas XP, e isso inclui o tesouro dos monstros, isso acarretaria em mexer em uma quantidade muito maior de parâmetros de jogo que devem ser administrados majoritariamente pelo mestre.
Então temos cada conjunto de equipamentos relacionado as seguintes atividades, junto com uma diretrizes de quando rolar o dado de uso desde equipamento:
Dungeon (ferramentas de exploração). Quando precisar cavar, abrir fechaduras com pé de cabra, riscar alguma coisa etc
Viagem (barracas, sacos de dormir)
Quando passar por uma tempestade, queda, emboscada, pode ser que suas barracas e capas de chuva rasguem. Dificilmente é rolado, mas é sempre necessário.
Inverno (roupas pesadas e cobertores)
Na mesma circunstâncias de jogadas em viagem.
Escalada (cordas, pinos, ganchos)
Quando for escalar.
Magia (giz consagrado, pergaminhos, tinta, pó de orelha de morcego etc)
Ao preparar magias no dia
Culto (bíblia, oferendas, símbolos)
Ladrão (itens para desarmar armadilhas e fechaduras)
Ao preparar magias no dia
Ladrão (gazuas, pinças, molas, engrenagens)
Ao tentar desarmar armadilhas
Assassino (venenos)
Ao preparar e aplicar venenos
Água (água e recipientes)
Quando estiver em viagem sem acesso a água.
Luz (tochas velas e etc)
A cada 6 turnos em dungeon
Comida (rações)
A cada dia que estiver em viagem e não tiver o que comer.
TABELA DE EQUIPAMENTOS POR DADO DE USO
Cada equipamento possui um custo e começa com o dado de uso em d8 pelo custo indicado na tabela. Abastecer até d8 custa o custo do equipamento. Abastecer ate d10 custa o dobro, e até d12 o triplo. Para além do d8 some 1 de carga a cada dado acima do d8.
Cada vez que for gastar um recurso (verificar uma armadilha, passados os devidos turnos de uma Dungeon, a cada dia ou período estipulado na viajem) o dado de uso deve ser rolado usando as regras expostas acima.
Um grupo onde apenas um membro possui d8 recurso consumível (luz ou água), deve jogar o dado para cada personagem que se utilize deste recurso. Mas claro que uma corda armada para uma escalada, já fincada pode ter o dado de uso de escalada usado apenas uma vez naquele momento.
Usuários de magia jogam o dado de uso ao preparar suas magias, e assassinos ao preparar e aplicar seus venenos.
Minha experiência com essas regras foram positivas pois dão ao jogador a responsabilidade de gerir recursos sem se ater a minúcias de contar quantos pinos de escalada se tem.
O sistema abstrai a exaustão na gestão proporcionando uma gestão mais generalista, mas que cobra o preço se negligenciada.
Comentários
Postar um comentário